quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Relatório Mundial sobre a Deficiência é lançado em português



28.02.2012
 
Relatório Mundial sobre a Deficiência é lançado em português

Foi lançada no último dia 23 de fevereiro a versão em português do Relatório Mundial sobre a Deficiência (World Report on Disability), produzido pela Organização Mundial da Saúde e pelo Banco Mundial. Responsável pela tradução, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu um Seminário para discutir e identificar os desafios à implementação das práticas recomendadas pelo Relatório no sentido da promoção de oportunidades iguais para pessoas com e sem deficiência, conforme estabelece a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas.
O Seminário Internacional sobre a Implementação do Relatório Mundial sobre a Deficiência reuniu representantes de mais de 10 países, com 700 participantes presenciais, além das centenas de pessoas que acompanharam o seminário via web, com transmissão simultânea, ao vivo.
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, ressaltou o papel de destaque que o Brasil tem na América Latina em relação à construção de políticas para as pessoas com deficiência. “A deficiência é resultado da interação entre a pessoa e o meio ambiente, sendo a deficiência tanto mais grave quanto maiores forem as barreiras que a impedem de interagir com a sociedade. É preciso enxergar a pessoa humana, com e sem deficiência, como protagonista de seus direitos”, disse.
Dados sobre a Deficiência no mundo
Aleksandra Posarac, líder de equipe sobre Deficiência e Desenvolvimento do Banco Mundial, e Kristen Pratt, assessora técnica da equipe de Deficiência e Desenvolvimento do Banco Mundial, fizeram a apresentação do Relatório, que tem como objetivo fornecer uma análise completa da importância da deficiência no mundo.
Com 70 países representados, o relatório estima que 15% da população mundial vivam com alguma forma de deficiência, ou seja, 1 bilhão de pessoas. Dessas, 190 milhões têm dificuldades sérias. Conforme explica Kristen, o aumento do número de pessoas com deficiência se deve a maior perspectiva de vida, doenças e acidentes. “A deficiência afeta as pessoas de forma diferente e pobres, idosos e mulheres têm maior probabilidade de adquiri-la”. O ambiente facilita e restringe a participação dos deficientes na sociedade e tem como impacto saúde pior para os mais pobres, menos educação e menor participação econômica.
Aleksandra destaca que o grande desafio para a produção do relatório foi a diversidade entre os países em relação a disponibilidade de dados e as diferentes formas de medição. “Para melhorar a coleta de dados, recomendamos usar ferramentas apropriadas e melhorar as estatísticas nacionais”, diz.
Sobre a saúde, Aleksandra lembra que as pessoas com deficiência têm necessidades de saúde básica iguais a todos, por isso não deveria haver discriminação no acesso. “Dados mostram que deficientes têm três vezes mais chances de serem maltratados por profissionais de saúde”, alerta. A reabilitação, apesar de ter dados globais limitados, é um bom investimento, pois melhora a capacidade humana e promove a participação.
Antes do lançamento da versão em Língua Portuguesa, o World Report on Disability foi lançado em Nova York, em 9 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário