sábado, 17 de dezembro de 2011

Visita de Vitória ao consultório - diagnóstico:Acrania


Relato da mãe da Vitória no blog www.vitoriadecristo.blogspot.com

"Na quinta-feira passada fomos a uma dentista que atende pacientes especiais, a Dra. Adriana Zink (http://adrianazink.blogspot.com/). Ela tem um trabalho bem especial com autistas, mas tem vasta experiência com várias outras necessidades especiais e nos deu ótimas orientações. Ela disse que os dentinhos da Vitória estão crescendo lentamente, mas neste momento está tudo bem e  não é indicada nenhuma intervenção. Caso ela estivesse sem  comer e perdendo peso por causa dos dentes, então seria necessário uma pequena intervenção para recortar a gengiva, mas não é o caso. Ela recomendou nos dias mais difíceis dar um analgésico meia hora antes da hora de comer, e ajudá-la a mastigar o mordedor ou escovinha para estimular.

Também lembrou que é muito importante tomarmos cuidado redobrado com a higiene dos dentinhos desde já, fortalecendo o hábito da escovação desde cedo para que quando ela cresça continue colaborando nesta atividade. Ela disse que a Vitória está tendo um bom desenvolvimento "estomatognático", isto é, de toda estrutura da boca (maxilar, mandíbula, dentes, etc) e que é muito favorável o fato de ela respirar pelo nariz, ter bom posicionamento de língua, e bom controle da saliva,  entre outras coisas que ela mencionou. E também reforçou a importância do acompanhamento com fono para que ela continue recebedo estímulos e evoluindo. Eu nem sabia que existia esse termo e que essa região pode ter ou não um desenvolvimento adequado, mas fiquei muito feliz em saber que a Vitória está bem!

Para todas as crianças é importante a ida ao dentista, e para crianças com alterações neurológicas, mais ainda, para podermos identificar a tratar cedo quaisquer problemas ou dificuldades. A consulta valeu muito a pena, a dentista foi super atenciosa, pediu para enviarmos para ela a tomografia de crãnio para ver como estão os dentes e até se quiser posso ir enviando para ela fotos dos dentes para vermos se está evoluindo bem - especialmente esses molares que estão custando muito a sair."

Nenhum comentário:

Postar um comentário